sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ainda ecos e reflexos da Torre de Belém (2)

Durante esta semana o tempo alterou bastante e a chuva voltou, assim como fortes ventanias e frio, como hoje tem acontecido! Estamos no inverno e é natural que assim seja! Entretanto e para animar um pouco lembrei-me do passado domingo e do dia lindo que esteve e resolvi, conforme prometi, mostrar-vos mais alguns pormenores do espaço que rodeia a Torre de Belém, sem no entanto querer tornar-me repetitiva!
(Clique sobre as fotos para ampliar)

   
É um espaço muito agradável, com parques e restauração por perto, onde  nos dias mais quentes se juntam muitas famílias, principalmente com crianças, dado que aqui podem brincar livremente!

Com estas imagens aproveito para vos desejar um bom fim de semana.
E como sempre ficarei muito grata com os vossos preciosos comentários.
Abraços. Ailime




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ecos e reflexos de uma das manas

Já há algum tempo que não publicava fotos das minhas manas.
Hoje partilho algumas fotos que uma delas me enviou por telemóvel e que nos mostram o maravilhoso nascer do sol  numa zona muito próxima de Lisboa,  avistando-se ao longe a Ponte sobre o Tejo e na margem esquerda do rio o Cristo Rei!


Na verdade um banho de sol logo ao nascer do dia com estes tons maravilhosos ajuda a aquecer a alma!
Hoje é o que vos desejo.
 Um dia feliz repleto de muita luz!

Abraços. Ailime

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Outros ecos e reflexos

Depois de alguns dias com chuva e ventanias fortes o sol surgiu de novo em todo o seu esplendor e desde sábado que o bom tempo voltou convidativo para passeios ao ar livre,  como neste caso à beira-Tejo em Lisboa,  junto à Torre de Belém, onde captei algumas fotos que hoje partilho!

(Clique sobre as fotos para ampliar)

Agora digam lá se este local não é lindo!
Noutro dia partilharei mais algumas fotos!
 Desejo-vos uma excelente semana.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Outros ecos e reflexos daqui

Hoje lembrei-me  de partilhar algumas fotos (de arquivo) de faróis existentes na zona compreendida ente o Cabo da Roca e Oeiras. Todos estes faróis se localizam no Distrito de Lisboa, com excepção do Farol do Bugio no estuário do Tejo, situado entre a Cova do Vapor, (Trafaria) a sul, já no distrito de Setúbal e a norte, no concelho de Oeiras, também Distrito de Lisboa! O Farol do Cabo da Roca pertence ao concelho de Sintra. Os seguintes ao Concelho de Cascais e Oeiras.
Farol do Cabo da Roca (extremo ocidental da Europa)

Farol do Cabo Raso ( próximo da Praia do Guincho)

Farol da Guia -Cascais

Farol de Santa Marta - Cascais

Um dos faróis de Oeiras
Do nosso lado direito em Oeiras situa-se o outro farol.
Apenas diferem na cor!
Farol do Bugio

Uma gaivota vigilante
Com estas imagens  viradas para o mar e com "cheiro" a maresia desejo-vos um excelente fim de semana.
Como de costume fico a aguardar as vossas opiniões, que sempre aprecio e agradeço.

Abraços. Ailime 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ecos e reflexos daqui

Durante a minha caminhada da parte da tarde, neste dia chuvoso, frio e inconstante, não pude deixar de captar estas fotos do céu que, ora azul, ora cinzento, sempre me transmite algo!
Este local perto do tudo e do nada, onde gosto de passear e sentir como se as minhas origens campestres fossem aqui próximas, muito próximas da minha casa. É por esse facto que gosto de morar aqui (não fora a poluição), onde o campo, a cidade, o mar e a serra se abraçam em belezas que tanto admiro e privilegio!







 E vocês gostam do lugar onde residem? Se pudessem mudavam-se para outras regiões?  Partilhem comigo as vossas opiniões, que já sabem registo sempre com muito agrado. 

Desejo-vos continuação de boa semana. Ailime

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ecos e reflexos da minha cozinha

Gosto de cozinhar, mas convenhamos que é uma tarefa que requer algum tempo e dedicação! Ontem para o almoço lembrei-me de fazer carne de porco com amêijoas! É conhecida a Carne de porco à Portuguesa e à Alentejana mas, com rigor, esta não é uma coisa nem outra, pois faço algumas alterações. Será uma carne à minha moda.
Temperei a carne com bastante alho picado, pimentão doce, louro, azeite e vinho branco. O sal só coloquei quase no final para a carne não enrijar. Deveria ter deixado algumas horas para tomar o gosto, mas fiz quase tudo na hora. De seguida numa frigideira e passando a carne ligeiramente por azeite quente juntei a marinada e tapei.
Entretanto cortei batatas aos pedaços pequenos, salpiquei com sal fino e levei ao forno  (170 graus) num tabuleiro sobre papel vegetal para assarem. Passado algum tempo liguei o grill para dourarem.  Desta forma evito fritá-las pois ficam também com uma boa consistência e saborosas.
A carne aqui praticamente já pronta.
 As batatas depois de retiradas do forno ficaram com este aspecto.
  De seguida juntei as ameijoas à carne e polvilhei com coentros picados e deixei suar até que as ameijoas abrissem
Servi a carne com as batatas e arroz branco tão do agrado de um dos comensais;), que se auto serviu devido a estar com alguma pressa, motivo porque o prato não ficou com uma boa apresentação.
O que importa é que  todos gostaram, embora deva confessar que esta carne feita com todos os preceitos fica mais saborosa! Esta é um variante light criada por mim;))!

E agora fico receptiva aos vossos comentários e até a alguma dica para melhorar a minha receita;))!
Desejo-vos uma boa semana. Abraços. Ailime

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ecos e reflexos do inverno aqui

Hoje lembrei-me de fazer um "antes e depois" do mesmo local com dois meses de intervalo!
Os ângulos um pouco diferentes, mas as mesmas árvores!
Novembro ainda outono e hoje já inverno!
Não tenhamos dúvidas de que cada estação tem a sua beleza, mas o inverno deixa tudo um pouco mais inóspito,  mais nostálgico e menos colorido!
Antes
Depois
Antes
Depois
Antes
 Depois

Gostaria que partilhassem comigo as vossas opiniões sobre estes contrastes!
Não tarda a primavera chegará! Entretanto o frio e a chuva continuam a fazer-se sentir, não esquecendo que o sol tem sido presença quase constante neste outono/inverno proporcionando dias maravilhosos.
Apesar de tudo uma das árvores ainda tem algumas folhas como poderão observar.


 E com estas imagens aproveito para vos desejar um excelente fim de semana.
Abraços. Ailime