quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Castelo de Ourém

Tantas vezes que tenho passado em Ourém e ainda não tinha visitado o Castelo. Imperdoável.
Há cerca de quinze dias proporcionou-se poder visitá-lo e fiquei encantada com tudo o que vi. A sua arquitectura, o espaço e a vista magnífica que se pode admirar sobre a cidade e arredores, a sua história.
«O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de mesmo nome, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, distrito de Santarém.
Em posição dominante sobre a vila medieval e a ribeira de Seiça, é considerado um dos mais belos castelos portugueses.»
«Antecedentes:
Embora as informações acerca da primitiva ocupação humana de seu sítio sejam escassas, a sua localização e características particulares (em torno de uma fonte de água) levam os estudiosos a acreditar que se tenha desenvolvido desde a pré-história, sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos. Estes últimos aí terão erguido uma fortificação». In Wikipédia. Para mais pormenores sobre a história do castelo clique aqui.

 (Clique sobre as fotos para ampliar)


















 






 













 Oportunamente mostrar-vos-ei  alguns aspectos da vila medieval que o rodeia de que as últimas duas fotos já fazem parte. 

Aproveito para vos agradecer  a vossa presença ao longo do ano que está prestes a findar e o carinho dos vossos comentários, desejando-vos

Abraços.
Ailime

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Outros ecos e reflexos

Aqui o Inverno continua com dias repletos de sol e durante o dia as temperaturas estão agradáveis embora à noite haja um acentuado arrefecimento. Apenas as árvores, já praticamente sem folhas, indiciam que estamos no inverno. Neve, nem pensar! Talvez na Serra da Estrela a paisagem se mostre como esta, que vou partilhar, vinda do Canadá, com os parques cobertos de neve.














Espero que não se sintam enregelados;)) ao observar as fotos.
Apesar de tudo para a época em que estamos ainda não se  fizeram sentir os  grandes nevões, embora as temperaturas estejam negativas. Não é fácil viver em países assim quando se aprecia o sol lindo e quente do nosso País.
Desejo-vos continuação de boa semana.