segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mosteiro da Batalha (I)

«O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) situa-se na vila da Batalha (Leiria), Portugal, e foi mandado edificar em 1386 pelo rei D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, até cerca de 1563, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de PortugalO IPPAR classificou-o como Monumento Nacional desde 1910Desde 2016 tem o estatuto de Panteão Nacional». In Wikipédia

Já visitei várias vezes o Mosteiro e hoje partilho algumas fotos que tirei durante uma breve passagem recente pela Batalha. Situa-se nos campos onde D. Nunes Álvares Pereira derrotou os castelhanos na batalha chamada de Aljubarrota, em 1385. Merece a pena verificarem aqui esta página da História de Portugal.
(Clique sobre as fotos para ampliar)




 
  Portão central
 Portão e torre centrais
    



 Estátua de D. Nunes Álvares Pereira
     Ala esquerda do Mosteiro


         
  Alguns detalhes da lateral direita


 


    Largo da lateral esquerda
   

  
 Partilharei oportunamente mais algumas fotos da lateral esquerda do Mosteiro e pormenores arquitectónicos de grande riqueza artística!
Dos mosteiros portugueses que conheço este é o mais grandioso com detalhes que muito aprecio.
Fica o convite para quem ainda não conhece.
Boa semana.

Fotos
Ailime


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Festas da Nossa Senhora da Nazaré (Ericeira)

Tomei conhecimento  por um comentário de Ana Freire do Blogue Art and Kits, num outro Blogue, de que se iniciariam no fim de semana passado as Festas da Sra. da Nazaré, na Ericeira, que acontecem a cada 17 anos, tantos quantas as freguesias que a imagem peregrina percorre desde a cidade da Nazaré até ao concelho de Mafra, incluindo duas vilas do concelho de Sintra segundo fui informada no local. Confesso que moro há imensos anos próximo e nunca tinha ouvido falar destas festas talvez devido ao facto de ter trabalhado muitos anos em Lisboa e os acontecimentos locais muitas vezes escapavam-me,))! Fiquei curiosa e ontem fui até lá. Os habitantes tinham sido convidados a enfeitarem as janelas e varandas de azul e branco, cores que predominam nesta  nela Vila tão bonita, assim como no Brasão de armas.

Partilho algumas fotos que registei ontem durante a missa campal e procissão. 


Sra. da Nazaré




































É uma festa tradicional muito rica e foi uma surpresa muito agradável.
 Entretanto o sol ia-se escondendo no horizonte e era  tempo de regressar.

Clique aqui para conhecimento da lenda da Nazaré.

Boa semana.