Terminou ontem a feira das Mercês (Sintra) que se realiza anualmente na segunda quinzena de outubro numa quinta antiga, que terá pertencido ao Marquês de Pombal, e que fica situada entre as freguesias de Algueirão Mem-Martins e Rio de Mouro. Feira tipicamente saloia por lá se vender de tudo um pouco, como é apanágio deste tipo de mercados e nesta região de Sintra não é excepção. É de aproveitar também para saborear a gastronomia local em que destaco a Carne à Mercês, servida em pratos de barro.
Os tempos mudam e atualmente a feira não tem a dimensão de outrora, em que se faziam autênticas romarias para aqui chegar nos mais variados tipos de transporte, incluindo os comboios da Linha de Sintra que vinham sempre superlotados. Tudo evoluiu, mas, no entanto, esta feira mantém-se fiel à tradição.
Dentro da quinta existe também uma capela com a imagem da Senhora das Mercês, sendo tradição muito arreigada na população local assistir à celebração da missa e procissão como ontem aconteceu.
Partilho algumas fotografias.
(Clique para ampliar)
Para entrar no recinto passei junto à capela onde captei estas imagens.
.
Um castanheiro antigo
A venda de frutos secos nesta época de outono é tradicional e existem em abundância.
Trajes regionais antigos
Os produtos fumados.
Azeitonas de mesa
O pão desta zona cozido em forno de lenha é muito saboroso.
As aboborinhas não poderiam faltar.
O senhor das castanhas é obrigatório e as castanhas quentinhas sabem tão bem...;))!
O carro das bifanas
As pipocas e o algodão doce estão sempre presentes para alegria das crianças...
... assim como os carrosséis.
Para terminar deixo um registo com as imagens da capela que se encontravam neste local onde iria ser celebrada a missa campal, seguida da procissão.
Espero que tenham apreciado a pequena mostra desta feira tradicional.
(Quem pretender visitar, agora só daqui a um ano;))!!