domingo, 29 de março de 2020

Museu Monográfico de Conímbriga

«O Museu Monográfico de Conímbriga é um museu arqueológico português dedicado à preservação das relíquias da antiga cidade romana de Conímbriga, localizada a 16 km de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha.
O museu foi fundado em 1962, e administra também as ruínas da cidade, que foi habitada entre os séculos IX a.C. e VII-VIII d.C. Os romanos chegaram ali no século I a.C., encontrando um povoado florescente, mas logo introduziram sua civilização na região e a cidade entrou em uma nova fase de crescimento, que continuou até as invasões bárbaras do século V, entrando daí em declínio» In wikipédia».. 



(Clique sobre as fotos para ampliar)
Museu Monográfico de Conímbriga - Condeixa-a-Nova | All About Portugal
(Foto da net)


Algumas preciosidades que se usam até aos dias de hoje



  










Cá fora este malmequer  sorria-me;))!!

Fica o convite para, quem ainda não conhece, uma visita às Ruínas e ao Museu numa próxima oportunidade, que todos esperamos seja em breve!
Fotos
Ailime
Março/2020

domingo, 22 de março de 2020

Ruínas de Conímbriga


«Conimbriga é uma povoação estabelecida desde a Idade do Cobre que foi um importante centro durante a República Romana e que continuou habitada, pelo menos, até ao século IX. É um dos mais extensos e diversificados sítios arqueológicos de que há vestígio em Portugal.».
«Localiza-se a dezassete quilómetros de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha, a dois quilómetros de Condeixa-a-Nova. A estação inclui o Museu Monográfico de Conímbriga, onde estão expostos muitos dos artefactos encontrados nas escavações arqueológicas. (Wikipédia)

Partilho algumas fotos que tirei no local durante uma visita que efetuei, há cerca de duas semanas,  a Coimbra..

(Clique para ampliar)
Estrada romana




 Ao fundo uma muralha









 A espessura da muralha 









 Casa dos repuxos












Numa próxima oportunidade mostrarei alguns objetos expostos no Museu Monográfico de Conímbriga encontrados durante as escavações.

 Para quem ainda não conhece recomendo vivamente,  pois vão apreciar.
Ao longo do tempo tenho visitado estas Ruínas algumas vezes e posso afirmar-vos que muito trabalho aqui tem sido feito tanto a nível de pesquisas como de conservação.


Fotos 
Ailime
11.03.2020