segunda-feira, 26 de abril de 2021

Palácio de Monserrate (Sintra) 2

 Conforme prometi no post  anterior partilho alguns aspetos do interior do palácio, assim como dos espaços exteriores.

(Clique sobre as fotos para ampliar)























Encaminhando-nos para a saída















Um palácio muito belo, que durante muitos anos esteve fechado e depois de profunda intervenção  de reabilitação de coberturas e fachadas entre 2000 e 2010, reabriu ao público. O restauro dos interiores, decorreu  à vista dos visitantes  até 2016.
Para quem não conhece recomendo vivamente (quando for possível) que passe uma tarde ou uma manhã neste local e dará o seu tempo por bem empregado. É uma das zonas mais bonitas e frondosas de Sintra.


Fotos
Ailime
Junho /2016


segunda-feira, 19 de abril de 2021

Palácio de Monserrate (Sintra)

Convido-vos a visitar mais um dos Palácios de Sintra, uma obra-prima do Romantismo. (Fotografias do meu arquivo).
«Retiro de escritores, Monserrate atraiu inúmeros viajantes estrangeiros, sobretudo ingleses, que exaltaram a sua beleza em relatos de viagens e gravuras. Quando Francis Cook, um rico industrial inglês do século XIX e grande colecionador de arte, visitou o local, ficou fascinado. Dessa paixão nasceu uma obra-prima do Romantismo: o Parque e Palácio de Monserrate.
Francis Cook materializou o seu sonho, transformando Monserrate naquilo que hoje conhecemos, com os seus exuberantes jardins – que deslumbram o visitante com espécies exóticas vindas dos quatro cantos do mundo –, e um palácio que é uma verdadeira ode à arquitetura romântica, ao gosto apurado de Francis Cook e ao génio do arquiteto James Knowles Jr., que ali combinou diversas influências.
No entanto, a história deste local encantador foi marcada por muitas vicissitudes. Atrás das suas majestosas paredes profusamente trabalhadas, Monserrate esconde passados muito diferentes, que sempre exaltaram a sua natural beleza». Daqui.

(Clique sobre as fotos para ampliar)


































No próximo post vamos entrar neste lindíssimo Palácio para conhecer o seu interior e os jardins  que
se situam mais abaixo.

Fotos
Ailime
Junho/2016