segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ecos e reflexos de Sintra (Parte I) - Quinta da Ribafria

Visitei a Quinta da Ribafria situada na Estrada da Várzea de Sintra muito próximo da localidade onde moro. Esta quinta recheada de história situada entre arvoredos onde tudo é verde, muito verde proporcionou-me ontem momentos de verdadeiro êxtase, pois não imaginava que num local onde já passara tantas vezes pudesse estar ali "escondida" uma preciosidade como esta! Deixo um pouco da história da quinta tirado daqui: « O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541 por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, por alvará de 16 de setembro desse ano conferiu o senhorio de Ribafria, dando-lhe um brasão de armas, e permitindo-lhe usar esse apelido.
Além do seu valor histórico, o palácio de Ribafria é digno de nota pela sobriedade e correção de linhas da sua arquitetura genuinamente manuelina, constituindo um dos mais belos exemplares da antiga arquitetura civil portuguesa». A Quinta foi adquirida pela Câmara de Sintra em 2003, depois de vários anos abandonada, tendo sido objecto de limpeza e alguns restauros e aberta ao público no passado dia 1 de maio.












 





     
 
 
 
 




Uma cisterna que me deixou deslumbrada




 


     



 Muito mais ainda tenho para vos mostrar!
Digam-me só se não é motivo para ter ficado "espantada" com o que encontrei!
Arrisco mesmo ao afirmar que foi do que de mais belo tenho visto nos meus passeios por aqui e não só!
Oportunamente partilharei mais algumas fotos!

Desejo-vos uma boa semana. Abraços. Ailime

7 comentários:

  1. Puxa,Ailime! Imagino mesmo a tua surpresa! Um lugar tão lindo assim e não te deste conta antes? Mas isso acontece e as coisas chegam quando estamos prontos pra vê-las. ADOREI! Lindas fotos! bjs, tudo de bom, lindo JUNHO! chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida amiga Ailime
    Há inúmeros lugares que desejo conhecer próximos a mim... o que vc nos mostra é lindo e convidativo... Contemplo-o e fico serena...
    Obrigada pela partilha...
    Bjm fraternal

    ResponderEliminar
  3. Ailime! Muita beleza e história juntas!... Bela Sintra com os seus encantos mil...
    Passeio deslumbrante...
    Beijos e abraços..............

    ResponderEliminar
  4. Um lugar encantado, onde nesta sequência de imagens transparece toda a magia, frescura, beleza, encantamento e mistério... tão característicos de Sintra.
    Ainda não tinha ouvido falar desta Quinta... Belíssima partilha, Ailime!
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Que espetáculo, Ailime! Adorei conhecer e é sim de se deslumbrar! Anseio por outras fotos! Beijos!

    ResponderEliminar
  6. É um lugar muito bonito ,as seria mais se estivesse conservado, aqui acontece também de muitos monumentos que são tombados como patrimônio histórico serem abandonados, uma tristeza não deveria ser assim.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Voltei um pouco para não perder uma só fotografia de cada postagem, aos poucos chegarei na terceira sobre este paraíso que é Sintra. Tem imagens aqui que mais parecem um sonho e saber que elas existem mesmo é muito gratificante. Nossa para quem gosta de pintar, é um presente este lugar. Estou parada por algum tempo, por não encontrar tempo, mas quero gravar bem essa postagem pois me encantaram demais. Obrigada Ailime por compartilhar. AH! se eu pudesse pegaria um avião e voaria pra lá. Belíssima postagem.
    Um grande abraço amiga, quem tem essa natureza tão expressiva, esses recantos tão belos para admirar tem razões mil para ser feliz. Terra maravilhosa!!

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.