segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Procissão (Praia das Maçãs)

Ontem realizou-se a tradicional procissão da Praia das Maçãs cuja Padroeira é Nossa Senhora da Praia, que depois de percorrer algumas ruas da localidade (assim como outras imagens da ermida) é levada ao Oceano onde sobre a qual é lançada uma chuva de pétalas  de rosas vindas do céu.

(Clique sobre as fotos para ampliar)










 
 



































Conta uma lenda que teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs que deu origem à construção em sua honra da pequena ermida que se vê nas fotos. Em 1896 iniciou-se a Procissão que costuma levar à localidade milhares de pessoas como ontem aconteceu.
Tradições que o povo e a igreja mantêm vivas.

Boa semana.

11 comentários:

  1. Adoro estas manifestações religiosas. Infelizmente este ano não assisti à procissão de Nª Sª do Rosário no Barreiro porque no dia 15 de Agosto estava no Algarve. Tinha programado assistir ontem em Lagos à procissão de Nª Sª dos Aflitos, mas infelizmente a dor no pé esquerdo que me atormentou nos últimos dias impediu-me de sair à rua.
    As fotos estão muito boas.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Lindas imagens e bem interessante o nome da praia.
    Bjs Ailime e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo,Ailime e tu nos deixaste participar contigo dessa linda procissão! Beleza de fotos e momentos! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Belíssimas imagens querida amiga ,no próximo fim de semana aqui temos a festa da Nossa Senhora da Saúde ,muitos beijinhos no coração felicidades

    ResponderEliminar
  5. Fotos muito boas de um bonito evento. Gosto do nome da praia: "Praia das Maçãs".
    Um beijinho e um abração

    ResponderEliminar
  6. Uma bela manifestação religiosa e olhares lindos!!! Bj

    ResponderEliminar
  7. Oi, Ailime, como vai? Que interessante, Nossa Senhora da Praia! Eu moro em uma cidade cuja padroeira é Nossa Senhora do Rocio, de acordo com a lenda pescadores estavam há dias no mar sem pescar, até encontrá-la em uma pedra, a partir de então pescaram fartamente. Em frente à essa pedra está construída a igreja em sua homenagem. Gosto das histórias culturais dos povos. Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Eu acho muito linda esta demonstração de fé e a preservação da tradição das procissões envolvendo todos de uma localidade e outros que vem de longe movidos pela fé.
    Beleza de série de fotografias Ailime.
    Grato pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Nunca assisti a esta procissão na Praia das Maçãs, pelo que adorei poder fazê-lo por aqui... através das suas excelentes imagens, Ailime!
    Uma belíssima reportagem fotográfica da mesma!
    Beijinhos! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
  10. A fé é uma virtude que nos remete a grandes feitos, também acho muito bonito este gesto de que leva as pessoas a acompanhar a procissão demonstrando seu gesto de fé e amor, às vezes descalços no solo quente. Belas imagens . Adorei!
    Bjs Ailime!

    ResponderEliminar
  11. Uma bela demonstração de fé. As fotos estão bem expressivas. Gostei do nome "Praia das maças. Obrigada, sempre nos proporcionando novos olhares. bjs

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.