segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Cruzeiro no Rio Douro I

Hoje vou partilhar algumas imagens da minha viagem, a partir da cidade da Régua, pelo Rio Douro, até ao Pinhão.
As fotografias não dão a verdadeira dimensão da beleza que é fazer um cruzeiro pelo Douro, admirando as encostas, os socalcos, onde estão plantadas as vinhas do nosso tão afamado Vinho do Porto. Só mesmo fazendo a experiência!
Venham daí comigo!

(Clique sobre as fotos para ampliar)
Deixando o Cais da Régua aí vamos nós Douro acima!



 Um afluente (Rio Corgo) que aqui desagua









 
Aproximando-nos de uma barragem....

Dado o desnível do rio, o sistema Eclusa* permite a subida e descida dos barcos, o que habitualmente desperta muita curiosidade.


 Aqui já no nível acima
 Seguiu-se o almoço, que foi impecavelmente servido.
Refeição e serviço excelentes!











 


 Chegada ao Pinhão 

Espero que tenham apreciado acompanhar-me nesta viagem de barco pelo Douro.
Quem ainda não fez esta experiência, recomendo vivamente.
Não se arrependerão e quererão voltar como eu, que da próxima vez  gostaria de fazer o resto do percurso entre Régua e Barca d'Alva.

No próximo "post" mostrarei algumas imagens do Pinhão que obtive durante um pequeno passeio, antes do regresso à cidade Régua.

*A eclusa é uma obra da engenharia hidráulica através da qual é possível transportar barcos por canais com diferenças de altitude (para cima ou para baixo) através de um sistema de comportas.

13 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Ailime!
    Estive num passeio assim na esclusa em Barra Bonita pelo rio Tiete em SP. Nao teve o almoco no nivel do seu pelo que vi na foto, entretanto a beleza da subida e descida foi inesquecivel.
    Gosto muito de apreciar seus passeios, suas viagens... Tem um toque de contemplacao que me encanta muito.
    Deus a abencoe muito!
    Tenha dias alegres!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Que maravilhosas,Ailime! Cada vez fotos mais lindas por aqui! bjs, linda semana!chica

    ResponderEliminar
  3. Gostei muitíssimo do passeio que fiz con vc agora, através das lindas paisagens desse cruzeiro... Fico alegre por vc, Ailime, deve ter sido lindo e único...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por este passeio maravilhoso, um destes dias tenho de ir fazer.
    Magnificas fotografias.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Este ainda não fiz e seus olhares são bem convidativos!!! Bj

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelas belas fotos, Ailime.
    Tudo de bom.
    ~~~

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Ailime,
    Uma maravilha.
    Também já fiz um passeio pelo Douro mas foi desde o Porto até à Régua, onde saí do barco e depois apanhei autocarro
    já foi há uns aninhos, se eu encontrar as fotos depois farei um post para que a Amiga possa ver

    Sobre o que escreveu:
    Adorava visitar a Finlândia, mas é pouco provável!
    AILIME
    não seja derrotista já antecipadamente
    é por isso que tudo o que eu meto na cabeça
    eu consigo que aconteça com a ajuda de Deus
    Nunca parto derrotada
    mas sim muito esperançosa e confiante!

    Eu até mostro nos meus posts que pode dividir uma refeição e gastar apenas 8,50€ numa jantar
    diga lá se cá em Portugal não paga o mesmo (8,50€)
    ou até mais?

    Olha que boa notícia:
    Sobre Sintra, eu moro no sopé da Serra a três kms de Sintra.
    Quem sabe numa próxima ida a SINTRA
    possamos combinar conhecermo-nos "ao vivo"?

    VIVE numa zona que eu gostaria de viver,
    raramente têm calor, eu morro de calor aqui onde vivo

    Este ano não foi para fora
    e ficou onde tem imensas e bonitas praias.
    SE FOI UMA OPÇÃO...fez muito bem!
    Para mim, praias não interessa, pois não faço praia

    Beijinhos

    Para que não perca outros artigos,
    mando-lhe os links de 2 blogues que têm artigos recentes,
    é só clicar e ir ver:

    já tinha experimentado há 5 anos, em Agosto de 2014, alugar um "TeePee" neste Parque de Campismo, onde todos os anos, o filho e netos vão acampar e conviver com amigos! Este ano pensei nisso em Maio e fiz logo a reserva de 2 noites para Agosto...

    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    Abracinho da Tulipa

    nota: por falar em eclusas, só de barco de São Petersburgo até Moscovo são 18 eclusas, na mesma noite cheguei a passar por 3 seguidas, na hora do jantar.

    ResponderEliminar
  8. Imagens deslumbrantes, de paisagens de sonho, como é toda essa região do Douro!
    Adorei navegar nas suas belas imagens, Ailime! Este também é um passeio que um dia, adoraria vir a fazer!...
    Um beijinho! Despedindo-me também por aqui deste cantinho, contando estar de volta, lá para Outubro...
    Tudo de bom! Até breve! E continuação de boas férias, se também entretanto for o caso!...
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Imagens que dispensam palavras, pois são todas muito belas.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  10. Hello, beautiful views. What a lovely place for a boat ride, the locks are interesting. Reminds of the Panama Canal. Wishing you a great day and weekend ahead.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, Ailime! Não imagina o quanto gostei deste post. É realmente uma tentação enorme fazer esse percurso de barco. Como, suponho, o Verão se prolongará por esse Outono adentro, este ano mesmo, o farei. Tenha um bom dia.E muito obrigada.

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.