segunda-feira, 22 de março de 2021

Ecos e reflexos daqui

Hoje partilho algumas imagens do local onde resido e um pouco da sua história.

«Mem Martins era uma pequena aldeia saloia, onde a pouca população residente se dedicava à agricultura, ao fabrico de queijadas e à exploração do típico mármore negro característico do subsolo local.

Encontrando-se situada no sopé da Serra de Sintra, foi transformando-se num ponto de atracão para os habitantes de Lisboa, que aqui procuravam descanso e os ótimos ares que por aqui se respiravam... Os acessos eram fáceis, devido à existência de comboio, e assim os veraneantes foram acabando por se fixar nas quintas e nas moradias desta região. Sim, é verdade, Algueirão Mem Martins já foi um destino de férias…»

(Clique sobre as fotos para ampliar)

Mem Martins começou a crescer e criou necessidades. Era necessário construir uma capela, uma vez que a Igreja mais próxima se situava na sede da freguesia em São Pedro de Sintra. Criou-se uma comissão para a construção da capela cuja primeira pedra foi lançada em 1931 e concluída em 1933. O arquiteto foi Félix Alves Pereira. A padroeira é Nossa Senhora da Natividade.

Atualmente, em setembro,  ainda se realizam festejos, com procissão, em honra de Nossa Senhora da Natividade.
A Capela situa-se no Largo do Rossio da Fonte.





Imagens criadas por Styler e Vasco Costa aquando dos festejos de Nossa Senhora da Natividade em 2015 para alindar o espaço junto ao qual, habitualmente, se situa o altar das celebrações.



A fonte




Atualmente Mem Martins Algueirão e Mercês é uma freguesia bastante urbanizada (a maior da Europa) onde ainda se podem observar aqui e ali resquícios das suas origens, o que me agrada bastante, por poder percorrer ruas e caminhos onde esses sinais são evidentes.
Um aspeto que é de louvar é a restauração cada vez em maior número de moradias antigas, que se encontravam desabitadas, e que hoje são muito procuradas principalmente por casais jovens que assim ajudam a preservar a história e memória da freguesia.


Fotos
Ailime
Março 2021

11 comentários:

  1. Tão linda tua cidade e que bom saber um pouco mais de lá! Lindas fotos! Ótima semana! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Durante mais de um ano passei por lá todos os dias a caminho do emprego, antes do 25 d e Abril de 1974. Nunca lá entrei, mas mesmo que o tivesse feito, tenho a certeza de que hoje será bem diferente do que era.
    Gosto das olhares que aqui deixou.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Olá Ailime, tudo bem?
    Belo neste regresso à blogosfera contemplar tão maravilhosa foto/reportagem.
    Obrigado.
    Muita saúde.

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Ailime!
    Que linda a imagem de Nossa Senhora!
    Gosto tanto de igrejinhas pequenas assim.
    Lembro-me muito da capelinha de Ericeira que você me levou.
    Seu lugar é muito bonito.
    Tenha um novo amanhecer iluminado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos
    💐🏡🙏🙌🕊️😘

    ResponderEliminar
  5. Que lindo lugar, essa cassa belíssima. Adorei o passeio com história.
    Bjos!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Ailime!

    Espero que esteja bem, tal como a sua família. Eu estou bem, embora cansada do teletrabalho, mas, por enquanto tem de ser assim.

    Não fazia a mínima ideia do que foi Mem Martins, ou seja, nem antes, nem atualmente. Sei que Sintra foi local de veraneio para muita gente, "ilustre" e não ilustre, mas do local onde mora, não sabia nada. Conhecia, apenas, os nomes dessas vilas ou cidades, agora, talvez.

    Vive numa zona nobre e com muita História, isso é verdade.

    Gostei de todas as fotos que a Ailime fez. É uma Arte e uma paixão, a fotografia.

    Grata pelo seu comentário no meu blogue. De facto, a Poesia tem temática variada, embora o amor a domine e nem todos os poetas foram uns sofredores, é verdade, mas muitos o foram, sobretudo nos finais do século XIX e 1ª metade do século XX e por isso se suicidaram.
    Estou a lembrar-me de Camilo Castelo Branco, Mário de Sá-Carneiro que se suicidou em Paris com 25 anos e com cinco frascos de estricnina, Trindade Coelho, Soares dos Reis, Antero de Quental, etc. Os poetas, em geral, têm vidas desregradas e escrevem muitas vezes com nostalgia, atualmente. Na blogosfera temos alguns casos desses, pessoas que em OFF confessam que nunca souberam sorrir e que o seu estado "normal" é a tristeza. Evidente que eu não sou poeta, só porque escrevo umas "coisinhas" de vez em quando. Eu sou essencialmente uma professora que gosta de escrever.

    Beijinhos, saúde e dias felizes.

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso de conhecer a sua terra e de toda a história.
    Imagens lindissimas.

    Beijinhos Ailime

    ResponderEliminar
  8. Gostei de sua partilha, estive em Portugal, mas ficou muito sem conhecer. A Capela é muito bonita e muito me agradou a sua arquitetura. Gosta imenso de viajar. Sinto muita falta nestes tempos de Pandemia. bjs

    ResponderEliminar
  9. Styler também tem feito trabalhos incríveis em Odivelas e Caneças... um deles bem próximo da minha casa... ainda nem ânimo arranjei para tirar fotos... de uns murais... e já há quase um ano...
    Grata por esta publicação tão bonita e especial, que nos deu a conhecer onde mora, Ailime! Adorei as fotos! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.