sábado, 27 de agosto de 2022

Núcleo Museológico de Ortiga (Mação)

O antigo edifício da Escola Primária de Ortiga, freguesia do concelho de Mação, onde nasci, foi convertido num Núcleo Museológico onde se pretende perpetuar as vivências, tradições e  atividades da pesca homenageando desta forma a população ribeirinha de Ortiga.

Para mais informações clique aqui.

(Partilho algumas fotos que tirei numa visita no início de Agosto). 



O picareto, barco de pesca do Rio Tejo,  criado pelo sr. Manuel Fontes


































Aqui a recordação de um banco de escola (carteira, como lhe chamávamos),
onde talvez me tenha sentado. (Aqui, nesta escola, aprendi as minhas primeiras letras).

Claro que me sinto orgulhosa deste museu por dois aspetos:
o primeiro foi o edifício ter sido aproveitado para este fim e depois o facto de poder ali
recordar muito da minha infância e das minhas raízes.
Voltarei para observar mais alguns detalhes que já não nos deu tempo para admirar e recordar.

Espero que apreciem e possam visitar. Existe uma praia fluvial, com parque de campismo, parque de merendas e café com esplanada. Também existe um restaurante muito próximo. 

Fotos
Ailime
05.08.2022


(Vou estar em pausa por duas semanas. Regressarei na terceira semana de setembro).


19 comentários:

  1. Querida amiga Ailime, boa noite de sábado!
    Que gracinha a carteira de estudo dos seus primeiros anos de escola!
    Gostei de ver o barco... Sempre me dizem muito.
    Os anos passam e o progresso vem a galope.
    Muito boas suas reportagens sempre.
    Tenha um domingo muito abençoado!
    Beijinhos
    💐

    ResponderEliminar
  2. Linda visita,sempre interessante. Tantos detalhes pra ver, observar! beijos,ótimo domingo! chica

    ResponderEliminar
  3. Você é atenta aos detalhes e gosto muito dos paseios que me proporciona. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Fotos fascinantes. Grato pela partilha
    .
    Feliz domingo… abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Um belo aproveitamento do edifício e boas peças neste museu!!!bj

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Ailime
    Gostei das fotos e de toda a postagem.
    Não conheço e gostaria de um dia deste conhecer.
    Resto de bom domingo.
    Um beijo.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Um museu muito interessante. Grata pela partilha.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  8. Já visitei Mação, mas desconhecia este belíssimo museu com boas recordações de tempos idos.
    Espero que a tua pausa seja retemperadora.

    Beijinhos Ailime

    ResponderEliminar
  9. De fato, é mesmo para se orgulhar, Ailime
    Um museu pelas fotos ,muito interessante e bem cuidado.
    Bom descanso, amiga

    ResponderEliminar
  10. Olá, Ailime
    Importante recolha, que faz reviver as tradições
    e os costumes. Vi ao pormenor todas as peças
    registadas nas suas fotos, um trabalho de valor.
    Interessei-me por tudo, e tenho a assinalar o
    picareco, barco do Tejo, a balança, a carteira da
    escola, pois trazem-me recordações especiais.

    Tenha um bom repouso.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Olá Ailime!

    Os museus são importantes, pois guardam
    objetos para as futuras crianças poder conhecer um
    pouco do passado.
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  12. É um edifício diferente do habitual por ser elevado e está recuperado com arte e classe.
    Uma conversão (reciclagem...) muito interessante.
    Que bom haver uma praia fluvial no Tejo! Estas praias valorizaram muito as povoações.

    Ando a retribuir os cerca de 65 comentários que me dedicaram nas minhas férias de verão... Uma grande volta!...

    Suponho que está com o filho...
    Ótimas e felizes férias. Beijinhos
    ~~~

    ResponderEliminar
  13. AILIME obrigada pela partilha!
    Escreveu: Espero que possam visitar. Existe uma praia fluvial, com parque de campismo, parque de merendas e café com esplanada. Também existe um restaurante muito próximo.
    Só que infelizmente como faço férias em época baixa de fins de Outubro até fins de Maio geralmente encontro tudo isto ao abandono...sem estar o café e restaurante abertos, ninguém lá vai com o frio, o Inverno, a chuva. Já me aconteceu por isso o digo, não em relação a este lugar que ainda não visitei mas posso dizer-lhe 2 ou 3, um deles:
    A Quinta do Alamal, conta com praia fluvial vigiada, bar-restaurante, o Alojamento local Alamal River Club muito bonito com vista sobre o Tejo ...cheguei lá e não vi sequer uma alminha! São lugares apenas para época alta de Verão!
    Estive ausente quase mês e meio, os problemas não me deixam seguir em frente, médicos todas as semanas, enfim....
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo da Tulipa
    novo post aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Ailime e obrigada pela partilha. Não tinha visto este seu artigo, mas também ultimamente fiquei sem pc e fui "forçada" a deixar as tecnologias para trás...
    Este seu artigo é como um sonho meu e do Xico (ou desejo) para a nossa terra natal. Um desejo não utópico, mas plausível de se tornar real, pois o nosso edifício da ex-escola primária também tem o espaço ideal para reunir um vasto e variado conjunto de elementos representativos da vida diária e tradições da aldeia, nomeadamente ligados à actividade agrícola, aos usos e costumes da população, ao ambiente caseiro e também espólio documental, documentos antigos, fotos, livros, etc…
    Gostei muito visitar Ortiga virtualmente.
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Não sei o que se passou com o inicio de sessão para comentar, mas o "anónimo" sou eu: Paula "BlogDosForninhenses".

    ResponderEliminar
  16. Vendo este post também que tinha perdido. Amei tudo. Cliques de olhares repletos de emoções saudáveis.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Adorei o reaproveitamento do edifício! Gostei imenso da sua nova função, valorizando as tradições da terra e as suas origens! Grata por mais uma partilha, super especial, Ailime!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.