sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mais ecos e reflexos daqui

Há dias ao passar  neste local deparei-me com este tronco de palmeira  rodeado de andaimes e as folhas cortadas estavam amontoadas para serem levadas pelos serviços camarários! 


Hoje o tronco já bem visível e sem os andaimes!

Tudo isto vem a propósito de que em Portugal este ano houve uma praga que atacou as palmeiras fazendo com que as folhas ficassem com aspecto envelhecido e sem vida! Pelo que vi só algumas escaparam, penso que por terem sido tratadas a tempo! Neste caso o que me enterneceu foi o facto dos proprietários da moradia não se terem limitado a mandar cortar a palmeira (como aconteceu com uma que existia na via publica  nas minhas traseiras e que a Câmara de Sintra mandou cortar), mas neste feliz caso estão a tentar reabilitá-la.  Só desejo que daqui a algum tempo possa partilhar convosco os rebentos das novas folhas! Devo dizer-vos que fico tristíssima quando abatem as árvores! Aqui em redor da minha casa em pouco tempo cortaram dois choupos enormes, um pinheiro manso e uma acácia!   





 E não podia terminar este "post" sem vos mostrar como vão ficando as árvores aqui em redor deixando as suas folhas caírem, para na primavera voltarem de novo a rebentar!

Que pensam de tudo isto? Se puderem partilhem as vossas opiniões.
Fico-vos sempre muito grata!

Desejo-vos um bom fim de semana.

5 comentários:

  1. Que coisa chata essa doença que apareceu aí nas palmas! E gostei de ver a cor das folhas, inclusive dentro do rio! Lindo demais! bjs, ótima noite,chica

    ResponderEliminar
  2. Ailime, mais uma vez gostei dos seus Ecos e Reflexos... Puxa, doença nas palmeiras?! Também não gosto de ver árvores sendo cortadas sem necessidade!
    Fotos bonitas...
    Bom fim de semana... O meu grande abraço...

    ResponderEliminar
  3. É sempre uma pena quando existem pragas e etc., mas se se puder recuperar, parece-me o ideal, até porque falamos de árvores centenárias...

    De resto, gostei da suavidade da cor das fotos e da beleza que elas sempre representam...

    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  4. A praga das palmeiras é provocada por um insecto em expansão em Portugal que não afecta o ser humano, nem os animais, actuando exclusivamente sobre as plantas, aqui ondo moro também têm cortado algumas, mas no entanto tal como aí, a paisagem fica linda nesta quadra com as árvores com os tons destas lindíssimas fotos.
    Beijinhos
    Manuela

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.