segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ecos e reflexos da minha cozinha

Gosto de cozinhar, mas convenhamos que é uma tarefa que requer algum tempo e dedicação! Ontem para o almoço lembrei-me de fazer carne de porco com amêijoas! É conhecida a Carne de porco à Portuguesa e à Alentejana mas, com rigor, esta não é uma coisa nem outra, pois faço algumas alterações. Será uma carne à minha moda.
Temperei a carne com bastante alho picado, pimentão doce, louro, azeite e vinho branco. O sal só coloquei quase no final para a carne não enrijar. Deveria ter deixado algumas horas para tomar o gosto, mas fiz quase tudo na hora. De seguida numa frigideira e passando a carne ligeiramente por azeite quente juntei a marinada e tapei.
Entretanto cortei batatas aos pedaços pequenos, salpiquei com sal fino e levei ao forno  (170 graus) num tabuleiro sobre papel vegetal para assarem. Passado algum tempo liguei o grill para dourarem.  Desta forma evito fritá-las pois ficam também com uma boa consistência e saborosas.
A carne aqui praticamente já pronta.
 As batatas depois de retiradas do forno ficaram com este aspecto.
  De seguida juntei as ameijoas à carne e polvilhei com coentros picados e deixei suar até que as ameijoas abrissem
Servi a carne com as batatas e arroz branco tão do agrado de um dos comensais;), que se auto serviu devido a estar com alguma pressa, motivo porque o prato não ficou com uma boa apresentação.
O que importa é que  todos gostaram, embora deva confessar que esta carne feita com todos os preceitos fica mais saborosa! Esta é um variante light criada por mim;))!

E agora fico receptiva aos vossos comentários e até a alguma dica para melhorar a minha receita;))!
Desejo-vos uma boa semana. Abraços. Ailime

6 comentários:

  1. Oi Amiga que maravilha de prato, deve ter ficado ótimo!
    Deu água na boca!
    Uma linda semana!
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderEliminar
  2. A próxima vez que fizer carne de porco à alentejana, já não vou fritar as batatas, vou fazer tal como sugere...no forno.
    A carne, costumo temperá-la com massa pimentão que trago da terra. Como é caseiro tem um sabor especial :-)
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Hmmmmm...Que prato delicioso e bem preparado,Ailime!Adorei ver! preferiria degustar,rs bjs praianos, hoje atrasadinha, pois o dia foi tri movimentado com coisas ótimas por aqui! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  4. Um prato novo para mim, mas de cá estou imaginando o sabor DELICIOSO!

    Deus é BomBom!!!
    Beijos e boa 3ª feira.....................

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida Ailime
    Um bom prato... pena que não me apetece nada 'pesado' no momento (diquei com 'trauma' de bisteca depois que a comi no Sábado e fiquei bem mal depois)... mas é agradável de se ver o seu capricho na cozinha...
    Bjm festivo de 2015

    ResponderEliminar
  6. Adoro e não faço há imenso tempo!
    Adorei a" finta" com as batatas assadas! Genial!
    Obrigada querida Ailime!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.