quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Castelo de Ourém

Tantas vezes que tenho passado em Ourém e ainda não tinha visitado o Castelo. Imperdoável.
Há cerca de quinze dias proporcionou-se poder visitá-lo e fiquei encantada com tudo o que vi. A sua arquitectura, o espaço e a vista magnífica que se pode admirar sobre a cidade e arredores, a sua história.
«O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de mesmo nome, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, distrito de Santarém.
Em posição dominante sobre a vila medieval e a ribeira de Seiça, é considerado um dos mais belos castelos portugueses.»
«Antecedentes:
Embora as informações acerca da primitiva ocupação humana de seu sítio sejam escassas, a sua localização e características particulares (em torno de uma fonte de água) levam os estudiosos a acreditar que se tenha desenvolvido desde a pré-história, sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos. Estes últimos aí terão erguido uma fortificação». In Wikipédia. Para mais pormenores sobre a história do castelo clique aqui.

 (Clique sobre as fotos para ampliar)


















 






 













 Oportunamente mostrar-vos-ei  alguns aspectos da vila medieval que o rodeia de que as últimas duas fotos já fazem parte. 

Aproveito para vos agradecer  a vossa presença ao longo do ano que está prestes a findar e o carinho dos vossos comentários, desejando-vos

Abraços.
Ailime

11 comentários:

  1. Happy New Year to you too Ailime. I hope 2017 is a good year for you and your family.

    ResponderEliminar
  2. Ailime, que bom que conseguiste visitar esse lindo castelo.Adorei! Belas fotos, bem mostradas! FELIZ 2017! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Ailime...adoro esse castelo e já o visitei algumas vezes!
    Parece que continua a ser cuidado e sempre que fui encontrei exposições interessantes!
    Gosto dos seus olhares! bj

    ResponderEliminar
  4. Fotos sensacionais! Que passeio valioso, Ailime!...
    Gostei demais da sua companhia supercamarada em 2016...
    Vamos adiante, sempre juntas vivenciando lindas emoções e compartilhando c alegria...
    Com abraços e carinho...

    ResponderEliminar
  5. Hello Ailime, wonderful tour of this amazing castle. Your photos are beautiful. I wish you all the best in 2017, HAPPY New Year!

    ResponderEliminar
  6. Realmente não poderia de deixar de visitar e fazer estes belos registros para nós. As imagens são fantasticas berço de histórias. Amei a imagem da ladeira e logo após a capela.
    Valeu Ailime.
    Abraços com carinho.
    Bjs de paz

    ResponderEliminar
  7. Visita imperdível e para nós um grande presente. Seus olhares nos norteiam. Grata pelo compartilhar e que 2017 tenhamos estas lindas experiências que nos oferta. bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi Ailime parabéns pelas lindas imagens e por compartilhar conosco belas informações.bjs

    ResponderEliminar
  9. Enquadramentos formidáveis, Ailime!
    Já passei por aqui, há um bom tempo, neste Castelo... para recordar através das suas imagens... e apreciar ao detalhe...
    Belíssimo trabalho! Pensava já ter deixado comentário por aqui... mas devo ter feito confusão... espreitando os seus blogues em simultâneo... devo ter deixado este para trás no outro dia...
    Deixando um beijinho! E renovando os meus votos de um feliz 2017, para todos aí desse lado...
    Ana

    ResponderEliminar
  10. ailime, obrigada por mais essa gratificante partilha! Peço desculpas por não vir aqui antes, estou podendo usar o computador com restrição devido à saúde, rsrsrs.
    Mais um exemplar de belíssimas estruturas em pedras... fico pensando quanto esforço foi necessário para erguer mais esse monumento! Lindas as fotos, as vistas, as cores invernais de Portugal... adorei! Abraços, lindo 2017!

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.