quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ecos e reflexos da cozinha

Como tem estado muito frio no passado domingo fiz feijoada à minha moda! Comida que só faço a pedido;), embora aprecie bastante nesta altura do ano em que um pouco de gordura ajuda a combater o gelo que nos envolve.
Azeite, cebola e três dentes de alho picados, uma folha de louro, um pouco de piri-piri, bastante cenoura cortada às rodelas e alguns pedaços de chouriço alentejano.
Deixo refogar ligeiramente e refresco com vinho branco, acrescentando de seguida um pouco de polpa de tomate envolvendo tudo e tapo por alguns instantes.
Preparo couve coração e corto-a de modo grosseiro e envolvo-a no preparado anterior até que fique cozida (não muito), juntando um pouco de água!
Entretanto cozo à parte a carne de porco (usei apenas chispe e orelha) que depois corto em pedaços.  Junto o feijão (usei enlatado;)), que  cozido na altura é mais saboroso), a carne e envolvo tudo. Salpico com bastante salsa. Habitualmente acompanho com arroz branco, mas como tinha arroz de açafrão que me sobrou da véspera, aproveitei-o. Cozi também uma morcela, (também conhecida por chouriço de sangue) e dispus algumas rodelas nos pratos.

E aqui já no prato, prontinho a ser degustado.
Que tal? São servidos? Deixem os vossos comentários e/ ou sugestões de como preparam as vossas  feijoadas.  Ou será que não apreciam? Sintam-se à vontade para dizer o que vos aprouver;))!
Continuação de boa semana. Abraços. Ailime


4 comentários:

  1. Tuas comidinhas e pratos são sempre bem saborosos(imagino, pelas fotos,rs)
    E no friozinho esse prato cai muito bem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Comida de verdade, não Ailime! Linda a apresentação e deve estar saborosíssimo! Hum!!! Amo esse tipo de cozido e faço no inverno. Tem "sustância" como diziam os antigos! No momento com o calor absurdo, só gelados, grelhados e saladas! Um enorme abraço! Fique com Deus!

    ResponderEliminar
  3. Bonita Feijoada, Ailime! Gosto muito, mas raramente fiz em casa... A nossa é um pouco diferente... Muita carne/linguiça, feijão preto, couve e laranja à parte...

    Um abração....................................

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso, querida Ailime e a minha é bastante semelhante à sua. Acrescento apenas que, quando o molho me parece fino, o engrosso com uma colher de Maizena que o torna mais cremoso. Costumo, ainda, condimentar com uns pozinhos de cominhos.
    Beijinhos e obrigada pelos seus deliciosos comentários, um gosto para os olhos, mas, principalmente, para o coração.

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.