terça-feira, 21 de julho de 2015

Ecos e reflexos daqui

Se há coisa que me tem entristecido ao longo dos anos  em que moro aqui nesta localidade considerada a maior freguesia da Europa é a inexistência de um grande Jardim Central ou um Parque onde possamos desfrutar principalmente durante o verão  de boas sombras e passadeiras para caminhar! 
Se há alguns anos atrás levava os meus filhos  para parques fora daqui para livremente brincarem, hoje continuamos na mesma situação. Se queremos "ar fresco" aí vamos nós  para outro lugar que nos obriga a deslocações, que diga-se de passagem, não é nada prático a todos os níveis.

(Vou salvaguardar um aspecto positivo. Parece que está em discussão pública a requalificação dos locais que circundam a  Ribeira da Lage que nasce na Serra de Sintra (praticamente aqui) e atravessa toda esta zona desaguando em Oeiras no Estuário do Tejo. Já me daria por muito satisfeita  se ao longo da Ribeira fossem colocadas  passadeiras que tornassem as caminhadas mais agradáveis, nesta que é também uma zona bastante poluída). 
Passemos aos factos. Hoje dia de muito calor lá fomos nós para um Parque numa cidade muito próxima caminhar e "saborear" o fresquinho das sombras!
Passo a partilhar. Cidade com muito cimento armado mas que há alguns anos sofreu profunda transformação com a requalificação da Ribeira das Jardas  e zonas circundantes ficando com este aspecto:












Com estes verdes que tanto aprecio digam lá se não tenho razão, se os habitantes de 
 Algueirão-Mem-Martins e Mercês não merecem também uma melhor qualidade de vida, agora que o outono para muitos de nós se está aproximar;))! Tenhamos esperança! Eu tenho.
Abraços e continuação de boa semana.
Ailime

10 comentários:

  1. A julgar pelas suas fotos, parece um lugar muito agradável para o seu Verão, Ailime!
    Abraços aqui do frio!!!

    ResponderEliminar
  2. Em Odivelas, lá arranjaram um parquezito agradável, aqui há uns anos...
    Agora em Loures, procederam a tantas alterações no parque municipal, que este perdeu por completo a traça original... e depois cortaram as árvores quase todas, que lhe davam tanta beleza, frondosas e bonitas... substituindo-as por uns galhitos... que vão demorar anos, para se ver um pouco mais de verde...
    Enfim... é o pais possível... no meio de tantas decisões... pouco voltadas, para preocupações de ordem ambiental...
    Mas as imagens, ficaram lindas, Ailime!
    Bjs! Continuação de uma boa semana... e boas caminhadas...
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Ailime, torcerei para que seus desejos sejam cumpridos... Certamente será bem melhor!
    Fotos bonitas! Muito verde!!
    Beijos e uma ótima noite...

    ResponderEliminar
  4. Ailime, tomara façam praças, parques na tua cidade! Mas esse, que é pertinho, é lindo bjs praianos, tuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  5. Tomara que tudo se realize conforme seus sonhos . Este lugar que você fotografou é muito bonito. bjs.

    ResponderEliminar
  6. Que fotografias tão bonitas... dá vontade de ir fazer o trajecto...

    sobre o rio, faz lembrar o rio dos mochos...

    beijinho amigo

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha estas fotos, Ailime.
    E que venham praças e parques na sua cidade.
    Um carinhoso beijinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderEliminar
  8. Mas é claro qu merecem, querida Ailime!
    Oxalá este ja próxima a realização desse sonho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que seus desejos assim se realize. lindas fotos, maravilhas da natureza. Simplesmente lindo! Desejo a vc um lindo e abençoado domingo

    ResponderEliminar
  10. Engraçado que você se esmera tanto nas fotos que nos parece que é lugar já pronto para seus sonhos. Incrível. Apenas observo a presença de um extinto canal de água que pode sem os devidos cuidados receber esgoto ou manter água parada. Mas está fácil de readaptação se é o caso. Em viagem pela Alemanha eu observei esta presença de locais para descanso e pic-nic. É uma preocupação deles.
    Bela postagem Ailime,q eu seu sonho seja realizado.
    Mas já vejo beleza demais.

    ResponderEliminar

Aqui mostro um pouco mais dos ecos e reflexos que me saem da alma.
O que me rodeia, o que me sensibiliza, algumas coisas que gosto de fazer no meu dia a dia! Aqui sinto-me em casa. Espero por todos vós! Ailime