quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Praia da Samarra (2)

Apresentada que foi a Praia da Samarra no "post" anterior vou como prometi mostrar  mais alguns detalhes. «Para além da beleza e do silêncio, esta pequena praia no planalto saloio de São João das Lampas, na costa noroeste do concelho de Sintra, esconde ainda outros segredos: poucos sabem que no topo sul da Samarra existiu um povoado há perto de quatro mil anos - o povoado de Pedranta - e que, no lado oposto, no topo norte foi descoberta uma jazida com restos de ossos humanos». Retirado daqui este pequeno apontamento. Um local com uma imensa riqueza arqueológica, fauna e  flora.
















Guardei para o final estas fotos para falar duma tradição desta região saloia. Na manhã de Sexta Feira Santa é costume centenas de pessoas deslocarem-se às praias  da região para a apanha de mexilhão que cozinham muitas vezes ao ar livre em alegres e saudáveis convívios. Segundo informação de um amigo, natural desta região, a Praia da Samarra é uma das mais procuradas, (entende-se o motivo;)) assim como a Praia do Magoito com um areal muito mais extenso.

Despertei o vosso interesse em conhecer este pequeno paraíso? Já sabem: situa-se  muito próximo de Sintra e acreditem que vale a pena deslocarem-se até lá.

Abraços e continuação de boa semana. 



7 comentários:

  1. Puxa Sandra !Se gostaria ,adoraria conhecer não só esta praia ma s Portugal inteira.Beijos

    ResponderEliminar
  2. Wow, what a beautiful place. You really do live in a wonderful area Ailime.

    ResponderEliminar
  3. Fotos fantásticas!
    Seu relato tornam as paisagens mais lindas ainda...
    Uma boa noite... E uma 5ª feira SuperFeliz...
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá, queria Ailime
    Onde minha mãe mora tem catadores de mexilhões e curto muito catar conchinhas no mar...,. lembrei-me de lá ao ver seu post... é bonito demais!
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  5. Cheira a mar, a conchas, parece que estou no paredão que frequentemente visito :)

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Uma riqueza de belezas naturais, a ação das aguas nas pedras isto tudo me encanta Ailime. Adoro mexilhões. Bela praia, vale a pena conhecer.
    Mais uma bela partilha da bela Sintra.
    Abraços amiga.

    ResponderEliminar
  7. Adoro este pequeno grande paraíso!...
    Desconhecia a existência de tal povoado.
    Tem formações rochosas, idênticas a algumas que podemos encontrar na praia do Norte, na Ericeira... onde encontramos imensos fósseis, nas mesmas...
    Gosto imenso deste local! Como sempre as imagens, estão fantásticas!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Aqui mostro um pouco mais dos ecos e reflexos que me saem da alma.
O que me rodeia, o que me sensibiliza, algumas coisas que gosto de fazer no meu dia a dia! Aqui sinto-me em casa. Espero por todos vós! Ailime