sexta-feira, 31 de julho de 2015

Convento de Santo António do Varatojo

Situado numa  encosta  na localidade que lhe deu o nome, Varatojo,  a 2 kms de Torres Vedras o Convento de Santo António (Ordem de São Francisco de Assis) foi fundado por por D. Afonso V em 1490 em cumprimento de voto a Santo António. É Monumento Nacional desde 1910. (Para mais informações sobre  o Convento clicar aqui).

(Clique sobre as fotos para ampliar)


Traseiras do Convento
Um pequeno largo e um fontanário

A entrada e alguns pormenores da escadaria de acesso ao Convento





A escada vista a partir do interior da entrada da igreja 

 O claustro e jardim em vários ângulos





Painel de Azulejos com São Francisco de Assis
Pormenor dos azulejos no interior, mas muito mais há para admirar!
 O Convento foi palco de vários acontecimentos ao longo da sua história.
Hoje como Monumento Nacional, como disse acima, encontra-se aberto ao público. Recomendo a quem puder visitá-lo que o faça pois que decerto dará o seu tempo por bem empregue.
Eu gostei muito. Nunca tinha ouvido falar e foi através do meu Roteiro Turístico que o descobri.
(As minhas fotos dão uma pálida ideia do que vos espera;))!

Com estas imagens aproveito para vos desejar um bom fim de semana e/ ou  boas férias a quem está de descanso anual!
Abraços. Ailime

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Termas dos Cucos (Torres Vedras)

A cerca de 40 km de Lisboa junto à cidade de Torres Vedras encontram-se as Termas dos Cucos, inauguradas em  Maio de 1893. Actualmente, todas as dependências do complexo termal se encontram encerradas: balneário, capela, mina de lamas, restaurante e hotel. Aberto e para usufruto da população está o agradável parque termal do qual partilho algumas fotos. Não muito longe daqui, há dias passeei por ali. Portugal sempre a deslumbrar-me...

(Clique sobre as fotos para ampliar)
O acesso através de uma estrada rodeada de um frondoso choupal






    

  

  



     Há recantos do meu Pais que não são divulgados. Constam de roteiros turísticos e foi a partir daí que tive conhecimento destas Termas e resolvi visitá-las. Situadas num local que considero paradisíaco é uma pena estarem desactivadas, mas um prazer enorme desfrutar da beleza frondosa do local.  

Continuação de boa semana.
 Abraços. Ailime



sábado, 25 de julho de 2015

Pegadas de Dinossauro na Praia Grande

Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-pegadas-de-dinossauro-sintra-15426


«Situadas a 50 metros do areal da Praia Grande, em Sintra, na área pertencente ao Parque Natural de Sintra-Cascais, foram descobertas em 24 de Abril de 1981, quando um estudante de Geologia analisou a laje quase vertical com as pegadas do Cretácico inferior, com cerca de 110 a 115 milhões de anos.
De acordo com estudos efectuados, a jazida da Praia Grande tem pegadas muito fundas correspondentes pelo menos a dois tipos de animais - herbívoros e carnívoros - num total de 66 pegadas, 55 das quais distribuídas por 11 rastos que parecem ter sido feitos por animais bípedes, estando as restantes aparentemente isoladas. 
Situadas na escadaria de acesso do casario no extremo esquerdo da Praia Grande, estas Pegadas são um importante Património da região, carecendo de cuidados de manutenção e preservação».

...............................
O acesso aos rochedos no topo sul da Praia Grande esteve interdito durante algum tempo por perigo de derrocadas, mas  actualmente  existe uma escadaria de madeira que nos conduz até às célebres Pegadas!
Na passada quinta-feira com algum receio  iniciei a subida bastante íngreme e fui tirando algumas fotos que agora partilho.
 (Clique sobre as fotos para ampliar e ter uma visão mais aproximada)
Topo norte da Praia
 Topo sul da Praia
Iniciando a escalada a partir da praia
 


As Pegadas de Dinossauro
 


Aqui é ponto mais elevado da escadaria logo depois de  se observarem as últimas pegadas
 
Fotos tiradas enquanto descia


     

  Enfim,  chegada a terreno firme, ou melhor, a areias movediças;)), mas que me deram alguma segurança ! Vou confessar-vos que tive um ligeiro ataque de pânico quando iniciei a descida, mas que ultrapassei olhando o mar e céu tão azuis,))!!!! 
Entretanto entardecia...

 Foi uma experiência maravilhosa poder estar ali tão próxima das Pegadas e poder observar a praia lá bem do alto! Recomendo! Uma panorama fabuloso!
Fico a aguardar os vossos comentários sobre esta minha aventura! Obrigada!
Abraços e bom fim de semana.
Ailime