quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cascatas de Sintra

Durante algum tempo  estarei ausente da Net e como ainda não tinha partilhado uma das minhas últimas caminhadas de há cerca de quinze dias atrás resolvi fazê-lo agora.  Tive conhecimento que existiam algumas cascatas nos campos próximos que ainda não conhecia e resolvi aventurar-me nas suas descobertas.  Só que nesta época de verão estão com pouco caudal e uma delas sem gota de água.

Cascata de Bajouca (Fervença)
 Aqui o acesso é bastante difícil

 Cascata de Fação (sem água) ficando num vale (com produtos hortícolas) muito bonito como poderão observar nas fotos.

Embora na foto (centro) não se note, mas pelo aspecto penso que a queda de água será neste local , embora tivesse ficado com muitas dúvidas. Em cima existe uma pequena protecção que me leva a crer que se seja aqui.




Daqui parti para a Cascatas de Anços - Rio Mourão, que já mostrei em tempos, também com as quedas de água reduzidas, mas repleta de banhistas, pelo que tirei poucas fotos.  Embora tenha chovido bastante no inverno e primavera, o tempo quente  e a ventania que se faz sentir constantemente  origina a que os caudais sejam diminutos.


  Valeu pelo arvoredo e vegetação e por uma espécie de alpinismo;)) que tivemos de efectuar para chegar até lá.






Deixo aqui o link  de um Blogue - Conquistar Cascatas  por Marco Rodrigues, por onde me orientei e onde poderão observar que, embora de pequenas dimensões, as cascatas do concelho de Sintra são bastante interessantes. Talvez a época de maior caudal seja na primavera. Nessa altura tenciono fazer os mesmos percursos para as fotografar em pleno. Há ainda mais duas ou três que não sabia da sua existência  onde oportunamente também tenciono deslocar-me.

Até breve, amigos.
Abraços. Ailime



segunda-feira, 11 de julho de 2016

Outros Ecos e Reflexos

Portugal é Campeão de Futebol da Europa!
Venceu a França na final por 1-0 após prolongamento.
(10.07.2016)
O nosso primeiro grande título internacional!
Todos estão de Parabéns!
A minha homenagem aos jogadores, ao seleccionador, a todo o povo português incluindo os milhares de  emigrantes espalhados por todo o Mundo pelo envolvimento, pelo apoio, por acreditarem.
O futebol não é tudo na vida, mas neste momento todos estávamos necessitando de uma injecção de bom ânimo.
(Muito obrigada minhas amigas e amigos do Brasil por vossa torcida)!

Viva Portugal! Viva! Viva!
Vivam todos os que trabalhando, lutam por alcançar os seus objectivos!
Abraços. Ailime
(Fotos captadas na minha rua algures próximo de Sintra)!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ecos e reflexos daqui e em redor

   Logo pela manhã olhei o céu que se apresentava, a nascente, como poderão observar, assim:






Cerca do meio dia trovejou e choveu.
 À tarde durante uma pequena saída captei as imagens abaixo.
A Serra  aqui muito perto.
Gosto, sempre que se proporciona, de passar junto deste moinho, antiquíssimo, recuperado e muito bem conservado que se situa em Mira Sintra.


Aqui avista-se ao longe a Serra e o Palácio da Pena.

Locais que muito aprecio e que conheço há muitos anos.

Aproveito para vos desejar um bom fim de semana.

sábado, 2 de julho de 2016

Parque Urbano Fitares- Rinchoa

A Câmara  Municipal de Sintra tem vindo a dar apoio às freguesias do concelho no que respeita à reabilitação de espaços ao ar livre, em plena natureza,  aproveitando as características  dos locais com vegetação  e arvoredo onde as populações possam desfrutar de momentos de lazer e prática de desportos ao ar livre. O espaço que partilho que fica situado em Fitares - Rio de Mouro (junto à estação dos caminhos de Ferro de Meleças - Mira Sintra) tem estas características, neste caso, vegetação mediterrânica e eucaliptos, dispondo ainda de mesas e bancos para merendas.  Este parque tem equipamentos  para crianças,  fitness e uma área para cães. Todo espaço é delimitado a norte  por uma ribeira que fez as minhas delícias. Foi um trabalho executado em duas fases. A primeira foi inaugurada em Maio de 2015 e a segunda, segundo li, terá sido concluída em finais do mesmo ano. Já conhecia o local, mas ainda não o havia visitado depois de requalificado. Como fica muito próximo do local onde resido, nos dias de calor, já sei onde passar umas tardes muito agradáveis aproveitando para uma boa caminhada.

 (Clique sobre as fotos para ampliar)























Estação dos comboios de Meleças-Mira Sintra
  

 

Natureza, ar livre, ribeiras, pontes, flores campestres, sombras, muitas sombras,  é quase tudo o que necessito para me sentir, por momentos, feliz. Só a liberdade  de que posso usufruir e o estar longe de ruídos e poluição, me proporcionam  momentos de grande paz e dão-me alento para enfrentar o que existe lá fora. Sim, porque neste local senti-me como se numa ilha estivesse;))!

Excelente de fim de semana e uma semana repleta de coisas boas.