sábado, 21 de janeiro de 2017

Palacio de Queluz (II)

Conforme prometi no "post"  anterior  completo hoje a minha partilha de imagens do interior do Palácio Nacional de Queluz . Um Palácio muito bonito, muito rico em história e detalhes artísticos. Para mais pormenores ver aqui.  Mais tarde mostrarei alguns aspectos dos jardins adjacentes.





















 Aqui já uns pequenos vislumbres sobre os jardins que mostrarei, como disse acima, oportunamente.



O Palácio merece ser visitado. Embora de dimensões muito mais reduzidas é chamado o "Versalhes " português. Fica situado muito próximo de Lisboa e tanto de comboio como de automóvel o acesso é muito fácil. Convido-os a deslocarem-se a Queluz, cidade do concelho de Sintra, e não se arrependerão.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Palácio Nacional de Queluz (I)

«O Palácio Nacional de Queluz é um palácio do século XVIII localizado na cidade de Queluz no concelho de Sintra, distrito de Lisboa. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o palácio foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.
......
A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquiteto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente de "o Versalhes português". A partir de 1826, o palácio lentamente deixou de ser o predileto dos soberanos portugueses. Em 1908, tornou-se propriedade do Estado. Após um grave incêndio em 1934, o qual destruiu o seu interior, o Palácio foi extensivamente restaurado e, hoje, está aberto ao público como um ponto turístico». In Wikipédia

Neste palácio nasceu e morreu Pedro I Imperador do Brasil) in Wikipédia.

Já não visitava o palácio há imensos anos e numa uma recente visita registei algumas fotografias que partilho.

(Clique sobre as fotos para ampliar)









   





 













Num próximo "post" mostrarei mais alguns detalhes do interior do palácio e mais tarde partilharei algumas fotos dos jardins.
É um palácio lindíssimo, muito rico em detalhes artísticos e que merece ser visitado.