sábado, 25 de outubro de 2014

Marmelada à moda da São

A minha cunhada São que é uma querida enviou-me duas caixinhas de marmelada que adorei! Sabia bem a marmelo como gosto, não estava muito doce e com uma consistência admirável! Confesso-vos a minha total inaptidão para doces e compotas! Não resisti e experimentei. A receita? A mais simples que vi até hoje.

 Para 1 kg de marmelos 800/900 gramas de açúcar branco para ficar clarinha foi a recomendação. 
Depois de descascados cortam-se os marmelos em pedaços pequenos e colocam-se numa taça cobertos com o açúcar! Tapam-se e deixam-se ficar assim até ao dia seguinte até o açúcar estar liquefeito.

Congelei as cascas dos marmelos e os caroços para fazer chá ou  geleia!
Meti então o preparado numa panela em lume brando durante 20 minutos vigiando e mexendo.de vez em quando.
Quando o açúcar estava a ficar no ponto, precisamente ao minuto 20' triturei com a varinha mágica.
E milagre dos milagres começava a assemelhar-se a marmelada!

Aqui com outra claridade digam-me lá se não tem bom aspecto!

Esta foi a minha primeira produção de marmelada!

Diz quem provou e digo eu também que ficou saborosa e com a tal boa consistência!

 Estejam à vontade para se pronunciarem sobre esta minha primeira tentativa superada!
 E vocês costumam e gostam de fazer doces e compotas?
Qual a vossa preferida?

Desta forma docinha desejo-vos um bom fim de semana.

6 comentários:

  1. Hmmmmmmque delícia de doce!! Sempre vai bem! Gostei de ver! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Caprichou, Ailime! Fiquei com vontade de provar...
    Sou louca por doces, mas tenho me contido ultimamente... Deliciando-me somente de vez em quando...
    Doces de frutas não sei fazer...

    (Daqui a pouco darei uma saidinha c o marido p um lanche/doces, café! Hum...)

    Abraços...

    ResponderEliminar
  3. Hum que delícia Ailime...amo marmelada, minha mãe fazia muito. E a sua ficou linda e apetitosa!
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderEliminar
  4. Ailime, como sabe, gosto muito de compotas, geleias e marmeladas e preparo-as de acordo coma fruta da époica. Este ano não fiz marmelada porque ainda restam umas quantas malguinhas do ano passado.
    A sua receita pareceu-me fantasticamente simples e vou guardá-la.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Oi Ailime
    Estão com uma carinha ótima _ de delícias! Também quero! rs
    Gosto da sua disposição na cozinha ... rs

    ResponderEliminar
  6. Parece perfeita! Parabéns!
    Eu costumo fazer fora de época com os bocadinhos de marmelo congelados, mas com casca. Também fica muito boa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.